Cada um, cada um

  • Pra Cancún? Jura?

  • Sim. Coco Bongo, Ventura Park e tudo que eu tenho direito.

  • Uau! Mas não ia ser New York? – Dito assim em inglês

  • Já fui duas vezes esse ano. E depois, Cancún é o meu lugar favorito no mundo.

Era sexta passada, às 5h30 da manhã. Eu subia na esteira da academia com o cabelo amassado da noite da quinta. Quem tem cabelo curto sabe. Precisa molhar o cabelo antes de sair de casa pra não ostentar o formato do travesseiro; aquela baixa de volume atrás da cabeça, na lateral esquerda ou direita, a depender de pra que lado se dorme. Sei exatamente pra que lado dormem os colegas sem banho do primeiro horário da academia. Um desperdício de minutos extras de sono tomar banho antes de suar. Não vai ter que tomar depois? Isso é o que pensamos nós, os que saem de casa com um casaco por cima do pijama e um top por baixo, esforço máximo permitido a essas horas. Os que além do cabelo, têm amassados na bochecha, os que não desincharam ainda e tomam por ofensa a playlist no volume de 10h da manhã ou 11h da noite.

Pra dupla da esteira do lado, de cabelo preso à perfeição, top combinando com short, mesmo que lá fora fizesse 12 graus, garrafinha da mesma cor e rímel, rímel, rímel às 5h30, tem banho antes, depois e se brincar até durante o treino. Tem Coco Bongo e Ventura Park, tem New York. Minha gente, eu nunca ouvi falar em Coco Bongo. Dei google da esteira mesmo. É uma boate horrorosa, tem show dos Beatles (!) do Máskara (!!) e do Mad Max (um milhão de exclamações), Deus me defenda. Me alonguei tanto na pesquisa que até me esqueci do Ventura Park. Cancún é o lugar favorito dela, no mundo. Aquilo me deu uma tristeza.

Esse povo que, bem prestei atenção o tempo todinho na conversa, vai pra Grécia e pra Paris e pra aquele roteirinho menor do Japão e que foi ver o irmão na Austrália e aproveitou pra esticar Bali… Ô, desculpa, esse povo que “vai” não, esse povo que “faz” Europa, Ásia e Oceania, gasta a viagem no Coco Bongo, é isso mesmo?  Mas rapaz. Será que tem Coco Bongo em Bali? Pera só um pouquinho. Tem não. Mas tem em Punta Cana.

Fiquei pensando na esteira. Ela está para a rua assim como o Coco Bongo está para a praia de Cancun, não é? Pode ser que amanhã eu vá correr na rua. Ou pode ser que tenha sido só sono mesmo. Boa semana, queridos. E boa viagem pra moça. Fico contente que ela vá passar uns dias no seu lugar favorito do mundo. Sei lá, cada um, cada um.

Roberta dalbuquerque